quinta-feira, 22 de setembro de 2011

LOFT:CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERIOR!

Este Projeto é um trabalho de interiores que foi execultado para um Loft que tem como cliente Cláudia Jacques. Esta cliente real que reside nos Estados Unidos é pesquisadora do Planetary Collegium e foi através de informações passada por ela de suas caracteristicas pessoais que desenvolvemos este trabalho de Interiores Residenciais para Disciplina Design de Ambientes II como exigência parcial para a obtenção dos créditos necessários à aprovação sob orientação da professora MSc Clarissa Ribeiro.


Cliente Claudia Jacques


OBJETIVO GERAL
O objetivo do presente trabalho é desenvolver e documentar o projeto de interiores para um loft nos EUA.

A CLIENTE:
Claudia Cardoso-Fleck é designer gráfica, artista digital e educadora. É Mestre em Belas Artes em Arte Computacional pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. De origem brasileira, interessa-se pela forma como a sociedade percepciona e relaciona a espiritualidade com a beleza, a consciência e o tempo. Interessa-se pelo estudo da cibernética, tecnoética e moistmedia como meios para activar a consciência e o auto conhecimento físico e espiritual, bem como processos educacionais e abordagens que fomentem nas novas gerações a aprendizagem e percepção de si mesmas. Tendo se mudado para um loft na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, quer que o projeto de Interiores crie um espaço onde sinta prazer em estar sozinha e que seja ideal para receber os amigos.


Painel Semântico da cliente


AVATAR



BRIEFING
Por que um loft?
Eu precisava de espaço: físico, emocional, spiritual.
Cores que te agradam para o loft?
Branco!
Gosta de animais? Possui algum?
Não em casa, e não!
Gosta de arte? Pintura, fotografia, etc.? Qual tipo – cubista, contemporânea, etc.? Quais pintores/ artistas?
Todas e tudo. Gosto de arte que traz meaning. Que me faz chorar de emoção. Que muda minha percepção da realidade.
Seja ela moderna ou clássica.
O que faz em horas vagas?
Eu não tenho hora vaga…
Gosta de beber?
Vinho e cerveja.
Você se considera uma pessoa organizada com relação ao espaço doméstico?
SUPERRRRRRRRRRRR, beirando obsessivo compulsivo.
Você tem alguma preferência com relação a cores, estilo de mobiliário e iluminação?
Branco, rústico, luz indireta e pouca.
Você gostaria de ter um closet? Acha útil?
Acho super util.. Mas tenho medo de um closet me fazer querer ter mais coisas…
Que estilo você prefere – clássico ou moderno?
Os dois…
Porque você escolheu um loft e não um apartamento convencional?
Precisava de integração.
Você trabalha em casa?
Sim, fico na faculdade umas 6 horas por dia 4 vezes na semana, mas for a isso, eu estudo trabalho tenho uma empresa de graphic design) e crio em casa.

CONCEITO
O conceito adotado pelo grupo como base para estudos e criação, foi a ampulheta.
De origem romana, a ampulheta (redoma), é um dos meios mais antigos de medir o tempo. Constitui-se de dois recipientes cônicos ou cilíndricos transparentes ligados por um pequeno e estreito orifício onde se passa uma quantidade determinada de areia, esta, especificamente, responsável em marcar o tempo. Escolhemos este objeto, pois acreditamos que este represente muito o estilo de vida de Cláudia. Esteticamente simples, a ampulheta traz consigo o grande complexo de simbolizar, de certa forma, a transitoriedade da vida.




PROPOSTA DE LAYOUT



IMAGENS DA MAQUETE ELETRONICA DO LOFT



SALA DE ESTAR



HOME OFFICE




COZINHA






CLOSET





VISTA EM CORTE

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO DA SUÍTE DO CASAL

Este projeto que está sendo desenvolvido por mim para obtenção de conclusão do curso Design de Interiores da Instiuição Academica FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) traz a concepção de um closet para a suíte do casal.

Hoje em dia muitos casais estão optando por fazer uma decoração contemporânea na suíte, onde a integração de dois ou três ambientes pode trazr conforto e beleza para um único espaço

Para a realização desta suíte (quarto, banheiro e closet), a solução proposta foi um trabalho de modificação estrutural no apartamento em que eles acabaram de adquirir.

O apartamento que possui 72m² tem em sua suíte somente acesso ao banheiro, e a necessidade dos clientes é a execução de um closet. Então em uma reunião que se realizou, decidimos optar pela utilização do dormitório ao lado, um quarto que, segundo o casal não seria utilizado. O quarto, que tem medidas de 3,15m² por 2,60m², sofrerá uma abertura em sua parede, dando acesso ao dormitório e integrando este novo espaço ao quarto e banheiro, dando fim ao principal problema que o casal expôs.

Das plantas que seguem abaixo, a primeira traz a representação geral dos ambientes do apartamento, tal como será entregue pela construtora. Observem que nela, há um destaque para as áreas que serão trabalhadas.
Fig.1 Imagem da planta com detalhe para a área a ser trabalhada.

A segunda planta traz toda esta área marcada com as medidas e a disposição formadas por ela: dormitório e suíte.


Fig.2 Imagem dos três ambientes a receber o trabalho.

Para que esse espaço viesse a se tornar uma suíte completa, tínhamos que achar uma solução para a execução do closet, área esta que sem duvida alguma foi apontada como a maior necessidade dos clientes. Sendo assim, este espaço foi o qual junto da companhia dos dois, analisei e revisei as possibilidades da inclusão deste closet.
Como os clientes em reunião já haviam confirmados a não utilização do dormitório ao lado de seu quarto, optamos então, para a inclusão do closet neste ambiente. Porém, antes tivemos que checar com o engenheiro da obra, quais as possibilidades de executar o fechamento do espaço da porta e realizar uma abertura para a passagem.
Segundo o engenheiro, a obra esta sendo erguida com paredes a base de bloco estrutural, mas que esta abertura poderá ocorrer sim, só que deverá ser feita no local indicado na planta, pois uma parte dela é estrutura e não pode ser removida.


Fig.3 Imagem com detalhe para abertura. Solução encontrada para a Instalação do closet no lugar do dormitório.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SUSTENTABILIDADE

Projeto Container Sustentavel


O curso Design de Interiores da Faal (Faculdade de Administração e artes de Limeira), através da professora de sustentabilidade Denise Tahan Melo desenvolveu um projeto com nos alunos na questão de uma proposta de reutilização de containers. A reutilização de container usados para outros outros fins que não seja transportar carga cresce cada vez mais. Existem varias razões para isso. Primeiro porque é mais barato para uma companhia de navegação comprar novos containers do que transporta-los vazios de volta para o seu local, o que com o tempo vai criando uma pilha de containers as vezes sem uso algum. Segunda é que a compra desses containers se torna muito barato após o uso. Além disso os containers são feitos de metal, o que faz com que fique firmes por um bom tempo.Esses containers estão disponivel numa grande variedade de tamhanhos ( o mais comum é o de 2,44m de largura, por 2,59m de altura e 12,20 de comprimento.
FIG.1 Imagem de uma casa container sustentável.


Este projeto que foi proposto para a disciplina teve a marca da loja CVC Turismo como fonte inspiradora para o trabalho. O espaço CVC sustentavel é uma proposta de um espaço inteligente, moderno, que tem a intenção da reutilização de container para a criação de um ambiente para a exposição da marca. Neste espaço o objetivo será o de passar informações de turismo e vendas de viagens.



FIG.2 Imagem renderizada da proposta de um container sustentavel.



A marca que possui um atendimento a todas as classes sociais, poderá através deste projeto alcançar uma aproximação ainda maior com o deslocamento de um local para outro. Possibilitando assim um retorno de marketing e financeiro maior para a loja.


FIG.3 Proposta em Imagem renderizada da loja Container CVC. Vista interna do Painel Touch Screen informativo e recepção.




FIG.4 Proposta em Imagem renderizada da loja container CVC. Vista interna dos monitores de atendimento e recepção.

O projeto que leva a proposta de sustentabilidade visa ter um baixo custo aliando modernidade e funcionalidade. para este projeto foi colocado a idéia da utilização de placas foto voltaícas para o consumo de energia solar, sistema de captação de aguas pluviais, sistema de tratamento de esgoto e decoração com matériais reciclados e reutilizaveis




FIG.5 Proposta em imagem renderizada co container e seus matériais sustentáveis utiilizados.















quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ELABORAÇÃO DE UM PROJETO CORPORATIVO



Para quem necessita reformar e dar uma cara nova para seu comercio, veja abaixo algumas dicas deste belo estudo que desenvolvi para disciplina Design de Ambientes III com a orientação da professora Renata La Rocca.

O curso que pertence a FAAL (Faculdades de Administração e Artes de Limeira) teve por objetivo proporum trabalho de decoração interna e fachada para a empresa CVC Turismo de Limeira SP.

A filial que esta a um bom tempo na cidade, nos autorizou apos a visita a sua loja a criação e execução deste projeto que teve a intenção de inovar a marca com um novo conceito.




Este prédio que é do ano de 1958, foi concebido todo em linhas retas e sofreu uma reforma antes da loja se instalar no local. As pricipais mudanças que ocorreram, ficou por conta de sua fachada, tornando ela toda formada por formas geometricas em constante simetria. Internamente o prédio recebeu pequenas alterações estruturais, pois a condição que prevalecia era a necessidade de um espaço maior para atendimento ao público. Na imagem renderizada abaixo da para se ter uma idéia de como ele é atualmente.




FIG.1/2- Imagens da maquete eletronica renderizada. Vista atual da fachada e interno da loja CVC Turismo de Limeira SP, instalada na rua Santa Cruz, nº 902, centro.



PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO



Todo procedimento de projeto nos rende a seguir passos na busca de soluções para o objetivo a ser alcançado. Este trabalho não foi diferente, através da ajuda dos professores e do meu esforço pude concluir com exito a proposta oferecida.



A seguir vejam todo o procedimento do trabalho e sua conclusão:


Levantamento de medidas do local:

Observando a planta baixo podemos ver que o predio se constitui de um estacionamento e um único pavimemto.


FIG.3- Imagem da planta sem as devidas alterações.




Estudos preliminares:
Nesta fase dos desenhos(croquis), apresento a vocês um pouco da criação que se originou o projeto.





FIG.4- Croqui da fachada. Desenho escolhido com uma frente assimetrica, elaborada através de um conceito mais organico, dando a ele uma visão mais ampla e moderna.

FIG.5- Imagem do layout para o primeiro pavimento. Inclusão de dois WC e um ambiente para café.

Uma grande novidade que chamou a atenção para este projeto e que não foi dito até agora é a idéia da criação de um segundo pavimento, ou melhor, de um mezanino. A necessidade que o cliente tinha em relação com o atendimento particular e as reuniões com funcionarios foram concluídas através destas duas salas

FIG.6- Imagem em croqui da proposta de um mezanino com duas salas particulares.



Anteprojetos



O desenvolvimento dos estudos Preliminares possibilitou aprofundar em todas as questões e trazendo a tona outras proposições que possibilitaram na aprovação de novas ideías.



Através das planta baixas, apresento as supostas soluções para uma analise da proposta oferecida, bem como os partidos adotados.



Nesta fase é onde que voces poderam tirar conclusões do trabalho final, observando o antes e o atual com a proposta oferecida.



FIG.7- Imagem de uma prancha com o layout final do primeiro pavimento: novo estacionamento, setor de atendimento, dois banheiros universal e bar café.



Segundo pavimento: Mezanino com duas salas de atendimento particular.
FIG.8- Imagem de outra prancha final com o estacionamento, primeiro pavimento (aréa de atendimento) e segundo pavimento, mezanino com as duas salas de atendimento particular.



E para finalizar o anteprojeto uma vista da fachada e os cortes:
FIG.9- Prancha da fachada nova e um corte transversal.


Perspectiva eletronica final

Conclusão do projeto corporativo apresentado por imagen renderizada no programa ARTLANTIS.
Loja CVC Turismo:




FIG.10- Imagem final da nova fachada






FIG.11- Proposta da nova fachada Iluminada.



FIG.12- Imagem interna do primeiro pavimento e mezanino.



















































PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERIOR
O curso de Design de Interiores da FAAL (Faculdades de Administração e Artes de Limeira) nos proporcionou através da disciplina design de ambientes II a realização de um projeto de decoração residencial. A disciplina que teve a orientação da professora Clarissa, proporcionou a busca de um cliente para a realização de um trabalho interno de decoração.
A cliente que encontrei disposta a aceitar esta proposta de estudo foi Andréa Sorg Carneiro.

Andréa que é casada com Adriano Carneiro, possui dois filhos e gostaria de ver o seu Hall de entrada, sala de estar e jantar, decorados de forma harmonioza, moderna e confortável. A casa que ainda não possui um projeto de personalização destes ambiente integrados foi a escolha para o desenvolvimento deste estudo.

BRIEFING REALIZADO JUNTO AO CLIENTE:
Da conversa que obtive com a cliente, pude perceber que o maior diferencial a ser explorado é o de harmonizar todo o ambiente. Ela sente a necessidade de uma combinação de decoração de um ambiente para o outro.

LEVANTAMENTO DO ESPAÇO:
A casa que tem 300m² de construção tem em sua parte terréa o hall de entrada, sala de estar e jantar com aréa total de 58m².
Nas imagens abaixo vocês poderam perceber a falta de ornamentação que o espaço necessita.


FIG.1- IMAGEM INTERNA COM VISTA DA SALA DE ESTAR E HALL DE ENTRADA.




FIG.2- IMAGEM INTERNA COM VISTA DA SALA DE ESTAR PARA SALA DE JANTAR.



FIG.3- IMAGEM DA ESCADA COM VISTA PARA SALA DE ESTAR E JANTAR.


FIG.4- PLANTA BAIXA; HALL DE ENTRADA, SALA DE JANTAR E SALA DE ESTAR.

ESTUDO PRELIMINAR ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE LAYOUT




No layout novo conseguimos observar que todo seu espaço foi desenvolvido de forma harmonica, privilegiando principalmente o conforto da família. A integração dos ambiente se manteve com toda a decoração implantada, mantendo ainda o local com muito espaço e comodidade.

FIG.5/6- IMAGENS DE UMA NOVA PROPOSTA DE LAYOUT

TRABALHO FINAL


Pela imagens renderizadas, possamos ter uma idéia de como a proposta oferecida para cliente ficou. O espaço que antes não tinha nada, agora se contempla com uma decoração moderna e harmonioza, oferecendo o conforto desejado.

HALL DE ENTRADA, SALAS DE ESTAR E JANTAR.
A ORDEM É INTEGRAR!

58M² de conforto e pura integração desenvolvido para família Carneiro. Um ambiente unico e espaçoso, onde a proposta de modernidade e conforto se econtram.
FAAL(Faculdades de Administração e Artes de Limeira) LANÇA AOS ALUNOS DA TURMA DESIGN DE INTERIOR UMA PROPOSTA DE TRABALHO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UMA FACHADA E VITRINISMO PARA UMA LOJA DO COMERCIO DA CIDADE.




Esta proposta de trabalho que foi desenvolvida junto a disciplina Design de Ambientes teve a orientação da professora Renata La Rocca.

Nesse projeto comercial o objetivo foi encontrar uma loja do comercio da cidade, em que os alunos pudessem propor um novo conceito de loja voltado para a decoração de fachada e vitrine.


A loja que me proporcionou a criação deste trabalho foi a Época Festas. Este comercio que esta situado em uma das principais ruas do centro da cidade de Limeira, busca na venda de artigos para festas e descartaveis um crescimento cada vez maior no meio de tantas outras lojas do mesmo segmento.



PROCEDIMENTOS DA EXECUÇÃO DA PROPOSTA:

Primeiro Passo: Programa de necessidades.


A loja que esta situada no local a 27 anos, tem a necessidade segundo a cliente de alterações em sua pintura e da nova criação de um logotipo para a fachada.


Outro grande problema a ser resolvido é a possibilidade da implantação de uma ou mais vitrines para uma melhor exposição dos produtos. Ainda falando da fachada a loja precisaria alterar a sua entrada, pois facilitaria assim um melhor acesso e fluxo de pessoas.



CONCEITO UTILIZADO:


O conceito em que foi baseado para esta decoração foi o palhaço, uma escolha perfeita para um espaço onde que a palavra chave é a festa.


FIG.1- Imagem da representação do conceito


LEVANTAMENTO:



Ínicio de trabalho: Levantamento das medidas e fotos do local.


FIG.2- Desenho da planta baixa do prédio atual. ESC. 1,25


Com esta imagem da fachada da para se observar duas aberturas separadas por uma coluna. Nota se também, que uma abertura é utilizada para exposição de produtos de festas e a outra para acesso aos clientes. Já o logotipo não se relaciona com o segmento da loja e tão pouco com a sua fachada.




FIG.3- Imagem da fachada da loja.




PRIMEIRO ESTUDOS:


Aqui foram executados varios estudos e desenhos que viessem a se tornar uma proposta condizente com a escolha e gosto do cliente.



Na planta da para se visualizar que o prédio sofreu uma alteração estrutural em sua entrada. Ela que antes tinha uma coluna entre as duas aberturas, passou a ter apenas uma única entrada. Propus através da orientação de um engenheiro a retirada da coluna e a colocação de duas vigas de reforço para a estrutura acima, possibilitando uma abertura no centro com uma porta pivoltante e com duas vitrines laterais para colocação de dois movéis volantes.






FIG.4- Imagem da entrada da loja em planta alterada. Observação para as linhas pontilha das duas vigas de sustentação.



Desenho técnico em corte, representação da utilização da nova viga estrutural para a sustentação da fachada.






FIG.5- Imagem em corte lateral. Representação da viga



Desenho Tecnico para a Fachada Final: A alteração para uma fachada mais ludica passou uma sensação de alegria para o prédio, uma alternativa que foi proposta dentro do conceito escolhido.













FIG.5/6- Imagens do desenho técnico final para a fachada.

Representação final do projeto feito em maquete eletronica e maquete física.



O objetivo proposto dentro do conceito mudou por completamente a cara da loja. Estando ela com uma nova entrada, novas cores, novas vitrines e um novo logotipo com o nome da loja.



IMAGEM DA MAQUETE FÍSICA COM UMA NOVA PROPOSTA DE LOJA.









































































CONCEITO